O Natal é uma época gloriosa do ano que já está chegando, a data na qual nos regozijamos com a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. Olhando para o tempo que corre tão rápido, aumenta ainda mais a necessidade de estar com nossos filhotes, dividindo momentos e transmitindo valores.

Esse clima natalino pede para enfeitar a casa, montar a árvore e enchê-la da melhor decoração, instalando luzes e brilhos. A preparação para o Natal é sinônimo de reunião familiar, risadas e a expectativa de receber um novo ano abençoado. É momento de pensar em planos e sonhos para o futuro, olhar para a vida e para o próximo com ainda mais carinho e atenção.

Fortalecer essas relações por vezes fica difícil em um mundo de tecnologia, onde as crianças se sentem mais passivas ao que é construído, pois recebem tudo com velocidade, automatização e prontidão. Contrastando com esses dilemas, oferecemos a possibilidade de preparar, colaborar e, juntos, aproveitar do prazer de olhar para o que a família fez reunida. Quando os pequenos são envolvidos e participam da confecção, o dourado e brilhoso ganha outro significado de muito mais valor e afeto.

Ano a ano, as tradições familiares oferecem um momento de intimidade, visão de mundo, costumes e valores que se ressignificam. É fácil para nós, como adultos, olhar para trás e encontrar atividades que nossos pais defendiam e que hoje ganham ainda mais significado e razão. Quando construímos nosso lar, queremos construir também costumes que nossos filhos possam transmitir para as gerações posteriores, uma cultura que contemple crenças, memórias, afeto e sorrisos.

Fortalecendo tais laços, convidamos as crianças para participarem das atividades que relembram a alegria natalina, dando aos pequenos experiências significativas e familiares.

O Natal com educação participativa: dicas para envolver os pequenos

Leia historinhas de Natal

Historinhas de Natal são uma das melhores formas de torná-lo mais mágico, afetivo e recheado de imaginação. Já falamos sobre como a leitura é assertiva para o desenvolvimento cognitivo das crianças, então aproveite que esta data se aproxima para tematizá-la com valores natalinos.

Doe brinquedos

Para qual Instituição doar fica ao seu critério, mas o fato é que esse exercício ensina às crianças sobre solidariedade e empatia, temas tão importantes que tornam o Natal mais significativo e profundo, com valores verdadeiros.

Escreva cartões de Natal

Escrever cartas é uma ótima forma de exercitar as letrinhas e o ato de falar sobre emoções. Escreva com seus filhos para amigos e familiares e se surpreenda com a criatividade e meiguice com a qual as crianças falam sobre sentimentos. Eles também podem confeccionar os cartões de Natal que serão enviados.

Envolva as crianças na decoração

Convidar as crianças para ajudar a decorar a casa para o Natal as fará se sentirem incluídas, participantes e orgulhosas dos seus resultados. Ao compartilharem deste momento alegre, nos anos seguintes, ficarão na expectativa de realizá-lo novamente. Além disso, é um tempo transbordante em aprendizado para soltar a criatividade. Invistam em pingentes, arranjos com velas, brilho, guirlandas e bolas bem coloridas. Além disso, aposte em produzir enfeites para tornar o momento ainda mais afetuoso e criativo:

  • Bola de Natal forrada

É uma decoração bem fácil e divertida. Basta pegar uma bolinha qualquer e forrar com um tecido com estampa natalina ou de sua preferência. Na ponta, dê um laço e use-o para pendurar. Fica linda na árvore e poderão pendurá-las juntos. Na estampa, é possível que seus filhos pintem, decorem da forma que preferirem.

  • Guirlanda natalina

Outra decoração para liberar a criatividade e colorir bastante é a Guirlanda de Natal. Já havíamos dado essa dica em nosso Instagram, pois é facílima: basta pegar um arame, enrolá-lo no formato arredondado clássico das guirlandas e prender nele pregadores de roupa que vocês pintarão de verde, vermelho, dourado ou do tom que desejarem. Para finalizar e dar o ar natalino, adicionem um enfeite como bola, laço ou típicos viscos.

  • O presépio

O presépio tem um significado imenso. Montá-lo é uma tarefa linda que pode ser feita de diversas formas: você pode comprar peças em gesso, madeira, vidro ou outro material, ou pode cria-las com seus filhos. O material dependerá de sua criatividade: tecido, papelão, lã, rolhas ou simplesmente peça para os filhotes desenharem o cenário. Aproveite para contá-los a história do nascimento de Jesus.

Envolva as crianças na preparação da ceia natalina

Desde arrumar a mesa da ceia até preparar as massas dos biscoitos natalinos, pequenas tarefas na cozinha, mesmo sob a sua supervisão, dão ao seu filho autonomia e o trazem a sensação de colaboração.

Crie com eles um roteiro de Natal

Um coral ou uma encenação, um musical de Natal, com roupas e cenário feitos pela família… Toda novidade criativa é deliciosa para que as crianças se divirtam e criem vínculos afetivos com esta data. O importante é liberar a imaginação e o amor!

Escreva um comentário