Conheça alguns dos importantes pilares para a educação do futuro

A era da tecnologia trouxe novos caminhos para a educação e a vida em sociedade. A internet passou a impactar diretamente na forma como nos relacionamos e interagimos uns com os outros e com o ambiente. Ao mesmo tempo em que muitas mudanças foram ousadas, facilitadoras e crescentes, outras são desafios para o convívio saudável e para a criação dos nossos filhotes.

É claro, extremos nunca são bons. A imensa facilidade de acesso a todos os tipos de conteúdo na internet e a alta disponibilidade de celulares, tablets e aparelhos eletrônicos em geral, por vezes dificultam a valorização de outras atividades lúdicas, a interação com a família e amigos e o aprendizado em ambiente aberto. Entender essa nova era digital e suas implicações é um tema de grande importância que já foi alvo de um dos nossos artigos. Sabemos que não basta apenas utilizar ferramentas tecnológicas, mas sim empregá-las para melhorar efetivamente o aprendizado dos alunos e o dia a dia educativo.

Ninguém cresce sozinho. A neurociência já revelou que, até os quatro anos, a criança desenvolve mais da metade do potencial mental que terá quando adulto. Não há dinheiro e tempo mais bem gasto do que no incentivo a uma educação de qualidade.

“Uma pesquisa de repercussão mundial feita nos Estados Unidos calculou que, para cada dólar investido na Educação Infantil de qualidade, o país deixa de gastar 16,4 dólares com doença, pobreza e criminalidade.”
O Globo

Educar é construir o cidadão do futuro

Já caiu por terra a ideia de creche apenas para abrigar e brincar. O futuro depende de investimentos desde a primeira infância. São momentos decisivos para os anos seguintes, que determinarão vários indicadores socioeconômicos no futuro. Analisando o hoje, poucas vezes houve oportunidade de mudança tão concreta, com a conscientização sendo cada vez mais falada.

Como Instituição, compreendemos que, desde os primeiros anos até a adolescência, a escola e o lar são os principais locais de aprendizagem e conhecimento sobre a vivência em sociedade.

Qual é o papel do meu filho diante disso tudo?

Os pilares da nossa escola estão sempre em torno de melhorar a qualidade de vida das crianças e do ambiente em que viverão. Por isso, um dos nossos lemas é cuidar do presente, pensando no futuro.

Conheça algumas das formas com as quais juntos podemos despertar o protagonismo dos filhotes para o futuro:

• O aluno como protagonista

Entendemos que cada indivíduo tem diferentes potenciais e não queremos avaliar de forma limitada nossas crianças. Por isso, pensamos em um ambiente de aprendizado, construção e engajamento baseado nas Inteligências Múltiplas , Educação Mão na Massa  e Aprendizagem Criativa.

O nosso aprendizado centraliza o aluno. Sabemos que brincar significa ter espaço para inventar, criar e sentir. A possibilidade de valorizar o talento que possui, descobrir, experienciar e solucionar problemas pensando de forma autônoma alarga as oportunidades para aprender de forma transbordante, trazendo para a criança mais responsabilidade e autonomia social.

• Fazer o bem

Entendemos a importância da solidariedade para o desenvolvimento do ser humano: a cooperação, o senso de responsabilidade e a empatia são vitais. Mas, na prática, como podemos transmitir esses valores aos pequenos? Falamos sobre o tema nesse artigo com ótimas dicas sobre o ensino da caridade.

Mas não paramos por aí: além de ensinar a colaboração, precisamos nutrir um ambiente rico simbolicamente, que ensine o patrimônio cultural, a história, as brincadeiras tradicionais, o folclore e o respeito pelas diferenças pessoais e de outras culturas.

• A educação nutricional e a sustentabilidade

O aprendizado ecológico e de respeito a natureza é um dos nossos pilares fundamentais, além de trazer muito mais qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Além disso, nessa fase em que os nutrientes são tão determinantes, também é a melhor época para formar hábitos saudáveis, que poderão se perpetuar por toda a vida. Confira o nosso artigo sobre a parceria escola e família em torno de construir um paladar mais saudável e nutritivo para as nossas crianças.

• A Educação Positiva

Uma educação equilibrada – que dispensa a disciplina autoritária e o extremo da permissividade – é o lema da Educação Positiva, tão importante para pensarmos além do nosso dia a dia frenético, ensinando para as nossas crianças habilidades sociais e habilidades de convivência que possam conseguir solucionar problemas por toda a vida.

É claro, temos vários outros pilares que trabalham para um futuro mais benéfico. O avanço da consciência para uma Educação Infantil de qualidade multiplica experiências otimizadas para transformar o presente e melhorar o futuro das nossas crianças.  Junte-se a nós em um aprendizado transbordante.