“EU NÃO AGUENTO MAIS”  A mamãe/Papai que nunca disse essas palavras,(mesmo na mente) atire a primeira pedra! Não! Você não dá conta! Nem tente dar! E no fim do dia exaustivo seu pequeno resolve fazer aquela birra ou espalhar tudo pela casa! Não tem jeito a raiva sobe igual aquele termômetro vermelhinho dos desenhos e o grito tá ali, bem na ponta da garganta PRONTO PRA SAIR!

Mas, queremos te mostrar alguns dados hoje e te ajudar a não deixar que esse cansaço seja uma barreira na comunicação do teu pequeno!

a maneira como os pais lidam com os filhos hoje, tende a ser  maneira  como eles interpretarão seus próprios erros.

Por isso te convidamos a conhecer maneiras não violentas de se comunicar e por essa insatisfação pra fora sem deixar a raiva dominar as palavras!  

 Tudo bem as coisas não estarem equilibradas 100% do tempo, os pais não  são máquinas, tem seus sentimentos e emoções para lidar, PORÉM é importante lembrar que você é o adulto da comunicação, que seu pequeno está sentindo e vivenciando emoções pela primeira vez na vida!

Nathalia Ponte, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento educacional,  citou algumas práticas para auxiliar. A primeira delas é respirar, dar uma pausa  quando os pais sentirem que vão agir assim. A especialista relata que em  momentos como esse, a uma reação desproporcional do nosso corpo, por isso  é importante fazer uma pausa antes de continuar a lidar.  

Outro ponto importante trazido por ela, é os pais refletirem sobre o motivo da  impaciência, analisando onde se inicia o tal comportamento. A coordenadora  também fala da importância do diálogo, que não deve ocorrer quando os ânimos  estiverem alterados, tanto por parte dos pais como das crianças. Estabelecer  limites claros para as crianças, também é de extrema importância, criando  combinados e deixando claro o que a criança pode ou não fazer.

Lá vão algumas dicas:

1- ao iniciar o dia principalmente fins de semana que são mais livres de rotina, combine com a criança o que farão e o que você espera dela;

2- tente regular suas emoções e se acalmar antes de acalmar a criança;

3- Comunique vulnerabilidade, faça-a ver que você também precisa de um abraço dela pra se acalmar e peça ajuda dela para gerir as suas emoções, claro que isto é um instrumento de conexão, você quem precisa estar no controle aqui!

4- Acolha a si! tire seu tempo, respire e volte! Sua criança precisa de você 100%;

5- Peça perdão! Eles aprendem com você que não são perfeitos, que vão errar, por que você também erra e assim se tornarão mais pacientes consigo e com o próximo;

6- Recomendamos mais ainda seguir sugestões da CNV (comunicação-não-violenta) que é referencial em boas dicas de uma comunicação mais assertiva.

A paciência é uma habilidade que precisa ser trabalhada com frequência, ela  não vem de forma fácil. É muito importante compromisso e reflexão para  desenvolvê-la, sendo compreensivo e tendo empatia. É um exercício desafiador,  mas que os pais devem estar dispostos a vencer todos os dias.

Referência: 

PONTES, Nathalia. Dicas para que os pais tenham mais paciência com as  crianças na quarentena. [Entrevista concedida a Heloisa Scognamiglio].  Disponível em: <https://cangurunews.com.br/paciencia-criancas/>. Acesso em:  22/12/2020.

 

Escreva um comentário