Sabemos que o sono infantil além de ser um assunto muito discutido, também é um dos grandes desafios da maternidade. Segundo Michele Melão em seu livro, pequeno manual do sono, “assim como mamar, andar e falar, o ato de dormir é um aprendizado, onde os pais devem atuar como treinadores dos bebês.”

A coach, Michele Melão, usa o termo treinadores pois em diversos momentos as crianças podem ser treinadas pelos adultos, por exemplo: você ensina a criança a comer, mas não come por ela; ensina a falar, mas não fala por ela; etc. De acordo com ela, muitos pais não sabem quantas horas de sono são necessárias para um bom desenvolvimento infantil, por isso, em seu livro ela disponibiliza a tabela abaixo:

Idade

Durante a noite

Durante o dia

Total

1 mês

8h 30min

7h (3 sonecas)

15h30min

3 meses

10h

5h (3 sonecas)

15h

6 meses

11h

3h45min (2 sonecas)

14h45

9 meses

11h

3h (2 sonecas)

14h

12 meses

11h15min

2h30min (2 sonecas)

13h30min

18 meses

11h15min

2h15min (1 soneca)

13h15min

2 anos

11h

2h (1 soneca)

13h

3 anos

10h30min

1h30min (1 soneca)

12h

POR QUE MEU BEBÊ TEM DIFICULDADE PARA DORMIR?

Alguns fatores podem influenciar a noite mal dormida de uma criança, como: nascimento dos dentes, fralda molhada, resfriado e coriza, ansiedade da separação, sonhos ou pesadelos, cólica, picos de desenvolvimento ou refluxos. E como podemos ajudar esta criança a ter uma noite de sono melhor?

Segundo a coach, o sono é tão importante que pode ser demonstrado em diversas situações o porquê a criança deve ter uma boa noite de sono. Primeiro

porque “crianças muito cansadas têm dificuldade de aprender as atividades, não desenvolvem boa memória e não conseguem focar em algum brinquedo.” Como também, “bebês cansados ficam irritados e choram mais”, além de estudos demonstrarem que crianças cansadas estão mais suscetíveis à obesidade e depressão. A falta de sono também pode atrapalhar o crescimento da criança, prejudica o seu sistema imunológico e a criança tem dificuldade de solucionar problemas sem a ajuda de um adulto.

Por isso, Michele Melão dá dicas preciosas que ajudam as crianças a terem uma boa noite de sono. Elas são: rotina, alimentação, sonecas, dormir cedo e associações.

Portanto, para aprender a dormir a rotina é necessária, pois a criança se sentirá segura ao saber o que acontecerá no seu dia. Como também, ela precisa ter uma boa refeição segundo os pré requisitos da sua pediatra. Quanto maior for a qualidade das sonecas, melhor será o sono noturno. Dormir cedo é fundamental para a criança, por isso, estabeleça um horário e siga-o todos os dias, crie uma rotina no horário da criança dormir. Por fim,

Não há nada errado em ninar o bebê, mas ele deve ser colocado no berço ainda acordado para aprender a dormir sozinho. Bebês que não dormem sozinhos e que o sono é associado a alguma atitude dos pais, podem acordar várias vezes durante a noite visto que o ciclo de sono de um bebê é de aproximadamente 50 minutos, e precisarão de ajuda a cada término do ciclo. Bebês que dormem sozinhos, aprendem o que fazer quando este ciclo termina, voltando ao sono sem chamar por ninguém, adquirindo mais qualidade e deixando que os pais também desfrutem de uma boa noite de sono restaurador. (MELÃO, Michele)

REFERÊNCIA

MELÃO, Michele. Pequeno Manual do Sono: 5 dicas preciosas para o seu bebê dormir. Publicado: matemity coach: seu bebê dorme bem e você também. Disponível em: https://maternitycoach.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Pequeno-Manual-Do-Son o_EBOOK.pdf

Escreva um comentário