Por que devo contar histórias para meu bebê? ele ainda não entende nada!

Com certeza muitos de vocês se perguntam qual a real necessidade de estabelecer uma comunicação ou fazer perguntinhas para uma criança que ainda não sabe responder… e quem dirá contar histórias se ela não vai assimilar o “começo, meio e fim” não é?

Mas nós queremos te apresentar um outro lado dessa questão 🙂

A primeira infância, que vai da gestação até os 6 anos de idade, é o momento mais importante da vida de um ser humano, pois é neste momento que “são iniciados e estabelecidos os padrões de comportamento, competência e aprendizagem” que serão a base daquele indivíduo até sua vida adulta.

A resposta está aqui: O HÁBITO! já ouviu dizer que o ser humano se acostuma com tudo? Por que não fazer seu pequeno se acostumar desde cedo com algo bom pra sua vida?
 

São nos primeiros anos de vida que a criança tem seu primeiro contato com a aprendizagem mais voltada para a alfabetização e matemática, tendo em vista que ela terá contato com a língua materna dos seus pais e assim começará a desenvolver um vocabulário mais reconhecível. “Estes anos iniciais são fundamentais para estabelecer a base do desenvolvimento futuro da alfabetização (Willms, 1999).” 

POR QUE LER LIVROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL? 

Uma pergunta constante dos adultos é se o contato das crianças da educação infantil com os livros é realmente necessário, e a resposta é: sim! Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a criança na educação infantil tem que ter contato com diversos gêneros textuais reconhecendo o seu uso na sociedade; identificando rimas e aliterações; compreendendo que a leitura é feita da esquerda para a direita; reconhecendo a estrutura de um texto, ou seja, tem título, autor, personagens, cenário, etc. 

Portanto, percebe-se que mesmo quando a criança ainda não tem domínio da leitura, é importante que ela tenha contato com diferentes textos reconhecendo o seu uso e sua estrutura. 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA “CONTAÇÃO” DE HISTÓRIAS? 

A “contação” de histórias é um método que ajuda a criança a ter prazer de ler desde muito pequena, isto porque gera um encantamento pela história que se encontra dentro dos livros. Quando isso fica claro para uma criança e ela gosta do que ouve, imediatamente ela quer ouvir mais histórias e folhear livros para ter contato com elas.

O contato apenas com livros didáticos tira o prazer pela leitura pois é algo obrigatório para a realização de algumas atividades, mas o contato com livros da literatura infantil é prazeroso pois mexe com a imaginação da criança. Muitos pais e adultos se preocupam com o estímulo da imaginação e muita das vezes pensam que a criança só está aprendendo se estiver realizando algum exercício. Mas pelo contrário, vamos fazer uma reflexão? O criador do avião, Santos Dumont, com certeza deveria ter uma imaginação muito fértil para ter inventado algo tão inovador para a sua época, portanto, percebe-se que o estímulo à imaginação é algo enriquecedor para a vida humana. 

É através das histórias de literatura infantil que as crianças aprendem valores, entram em contato com os seus primeiros conflitos e compreendem que na vida todos terão frustrações, mas que podem ser contornadas. Um exemplo dessas situações são os contos de fadas que sempre mostram algo entristecedor acontecendo com a princesa ou outra personagem, mas ao término da história sempre tem um final feliz, ou seja, o mal existe mas o bem sempre vence. 

Para que uma história realmente prenda a atenção da criança, deve 

entretê-la e despertar sua curiosidade. Mas para enriquecer a sua 

vida, deve estimular-lhe sua imaginação: ajudá-la a desenvolver seu 

intelecto e a tornar clara suas emoções; estar harmonizada com 

suas ansiedades e aspirações; reconhecer plenamente suas 

dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir soluções para os 

problemas que a perturbam. Resumindo, deve de uma só vez 

relacionar-se com todos os aspectos de sua personalidade – e isso 

sem menosprezar a criança, buscando dar inteiro crédito a seus 

procedimentos e, simultaneamente, promovendo a confiança nela 

mesmo e no futuro. (BETTELHEIM, 1979) 


Te demos bons motivos para te fazer saber como é importante a leitura, mas, eu gostaria de acrescentar mais de que argumentos aqui! Que tal pensar que a infância dura apenas 10 anos mais ou menos, e ter tempo de qualidade será um presente pra vida adulta do teu filho?

Que esses momentos de leitura, mais que formador de hábitos, seja um momento de vida, carinho e lembranças pra você e a pessoinha mais importante da tua vida!


Luciana Porpino – Direção Administrativa – Escola Meu Caminhar.

 

Escreva um comentário