É comum sabermos que é importante ler para os nossos filhos. Temos em mente as boas qualidades da leitura, como estimular a imaginação e a criatividade, ou simplesmente a beleza e intimidade daquele tempo passado em conjunto. A importância desse assunto, entretanto, precisa ser muito mais aprofundada.

A contação de histórias não é uma prática nova. É, na realidade, uma das mais antigas formas que o homem encontrou para repassar e absorver valores e compreender as condutas de sua comunidade. Entre os povos ancestrais, a contação de histórias promovia momentos de confraternização e trocas de experiências. Sempre foi praticada na formação das crianças, utilizando-as para entenderem o mundo e ensiná-las até mesmo cuidados a serem tomados, preservando culturas e passando conhecimento por gerações. Em suma, teve um papel importantíssimo na evolução da sociedade.

Ao longo do tempo, compreendemos também os diversos outros benefícios que a leitura pode trazer, independente da idade. Além de imprimir nesta prática os valores culturais de um povo, histórias são também a maneira mais significativa que a humanidade encontrou para expressar o que, na narrativa realista, não pode acontecer.

A importância desse tema contribui para que, ao longo dos anos, a educação tomasse a leitura como um patamar importante para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante. Embora nem todos parem ativamente para a prática da leitura, ela é uma forma de troca social, juntamente com a escrita, a comunicação oral e visual.

A leitura é uma importante ferramenta para ensinar valores, e, por isso, a Educação Infantil é uma fase ideal para construir na criança este interesse. Durante a primeira infância, a criança começa a interagir socialmente, recebendo influências e desenvolvendo a aprendizagem, construindo hábitos. Ao mesmo tempo em que serve como recurso de comunicação, a contação de histórias desperta a imaginação, as emoções, o interesse e as expectativas dos seus ouvintes.

Os benefícios de contar histórias

Os estímulos gerados pela contação de histórias são capazes de repassar valores morais e sociais, e é então que entra a importância desta como prática educativa. Mas não é apenas essa transmissão que temos como benefício: escutar uma história e refletir sobre ela estimula a criatividade, a imaginação e o senso crítico. Além disso, alimentamos o gosto pela literatura, pela linguagem e o exercício da empatia, já que as crianças entenderão a vida de outros personagens.

Camila Sátiro, contadora de histórias do projeto Baú da Camilinha, explica que a importância desse ato vai além dos aspectos cognitivos, embora sejam imensamente benéficos: “pra mim, a maior importância é a conexão afetiva que se cria no momento da leitura para uma criança, além da formação psicológica e entendimento de mundo que as histórias trazem. Através dos contos as crianças entendem seu lugar no mundo, começam a se entender enquanto indivíduo que sente tantas coisas ainda incompreensíveis até certa idade”.

A contação de histórias desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento, que faz com que ela se torna mais observadora, trazendo reflexões, memórias e sensações. É o experimentar que transborda. Camila Sátiro continua: “Quando a gente conta uma história para uma criança, olhando no seu olho, a criança entende que ela é importante, que merece atenção. Ela entende que você que conta doa o seu tempo, demonstra interesse nela e no que sente. Se a gente quer criar conexões verdadeiras com uma criança, contar ou ler uma história é uma ótima forma de conseguir esse objetivo”.

Usando a contação de história como ferramenta de aprendizado na escola

Como instituição, desejamos cada vez mais investir nesta prática nas nossas turmas. A inserção da leitura na vida escolar dos pequeninos através da contação de histórias faz com que a criança se interesse pela leitura de novas histórias, atravessando caminhos que estimulam a escrita e traz benefícios como os já citados. Compreendemos que esta técnica é poderosa na educação dos alunos e, além de ensinar a ler e a escrever, é também nosso dever criar nas crianças o hábito do aluno em consumir histórias.

É também um auxílio ao trabalho do professor, pois ajuda a criança a manter um contato intenso com a sua língua, expandindo o seu vocabulário. Em uma gramática repleta de regras e exceções, o contínuo contato com as letras ajuda a aprendê-las mais facilmente, além de auxiliar no ato da comunicação, argumentação e fala. Utilizá-la em sala de aula permite que todos saiam ganhando. Tanto os alunos serão instigados a imaginar, criando um ambiente muito mais agradável e produtivo que será base para a aprendizagem criativa, auxiliando os professores a ministrar aulas mais divertidas e envolventes, com um conhecimento mais significativo.

Como exercitar a contação de histórias em casa?

Quando nos comunicamos, contamos histórias. Seja no ônibus, na cozinha, na volta da escola, numa sala de aula, no trabalho ou quando nos sentamos na mesa para comer, estamos o tempo todo contando e ouvindo histórias.

Faz parte da natureza humana contar fatos, dividir acontecimentos e vivências, coisas que consideramos relevantes e significativas. Para tornar este momento mais íntimo, o ideal é escolher um cantinho da casa especial para a atividade. Em locais públicos e grupais, pense em algum lugar onde a criança possa ficar confortável para ouvir e se concentrar.

Para que haja um maior aproveitamento por parte das crianças, é interessante que ao final as crianças possam falar sobre a história, debater seus personagens preferidos, refletir e dialogar. Desenhar, recontar, escrever sua própria história são ideias muito interessantes também.

Uma dica interessante é usar a voz, os gestos e a entonação para que a história tenha mais engajamento e vida. Assim, a criança também pode perceber diferentes funções sintáticas da linguagem, sentir o som das palavras e diferenciar os momentos de tensão, alegria, medo, coragem e outros cenários na história. É uma qualidade divertida que o contador trabalhe a arte de narrar. Você poderá utilizar o texto escrito como suporte ou deixar que sua imaginação defina os cursos da história, até mesmo pedindo a ajuda das crianças.

Se sentir necessidade, poderá aceder a cursos de contação de histórias infantis grátis, até mesmo online. Para auxiliar, também poderá cuidar de sua própria biblioteca em casa, que será alimentada pela família e compartilhada entre si. A própria existência da biblioteca dará ao seu filho uma imagem diária da importância literária.

Em suma, a contação de histórias se mostra fundamental para a transmissão de conhecimentos e valores, sendo uma ferramenta maravilhosa para o ensino e a aprendizagem.

Escreva um comentário