Lidar com dinheiro é um tema complexo, de responsabilidade e que define, de uma forma ou de outra, grande parte da nossa vida. Por isso, é sempre um tema que pensamos bastante ao tratar com as crianças. Afinal, quando e como podemos iniciar a educação financeira infantil?

Muitos adultos ainda acham que este processo deve ser ignorado durante a infância. Achar que dinheiro é “coisa de gente grande”, proibido para os pequenos, é um imenso equívoco. Ensinar a relação saudável com o dinheiro reflete na fase adulta, quando estarão trabalhando, sustentando-se e gerindo seus ganhos: educação financeira gradual auxilia ao crescimento mais consciente, evitando ansiedades, indisciplinas e más escolhas financeiras. Afinal, o que é melhor do que aprender o que utilizamos na prática?

A melhor maneira de ensinar educação financeira às crianças é dentro de casa

Com os pais servindo como orientadores da consciência econômica, é muito mais fácil que os pequenos entendam as problemáticas do dinheiro. Não adianta apenas ter um discurso eficiente, se você não demonstra bom controle dos gastos e explica ao seu filho o que é realmente necessário e o que pode ser supérfluo. As atitudes influenciam grandemente o olhar da criança, sendo seu exemplo fundamental. “Liderar pelo exemplo” não é apenas uma premissa – mas, principalmente, é um grande diferencial quando se trata de educação financeira.

É importante notar que a criança sabe de sua diferença em contraste aos adultos, dos papéis perceptíveis que, inconscientemente, fazem dos pequenos seres em construção que buscam inspiração para as suas atitudes.

Quando dar o primeiro passo para ajudar os filhos na relação com o dinheiro?

Para que seja menos complexo e impactante para as crianças, o ideal é que o assunto educação financeira comece a ser inserido desde cedo, no dia a dia e rotina, de forma mais simples e fluida. Aos 4, 5 e 6 anos as crianças já veem no dinheiro uma forma de realizar sonhos e obter o que querem. Independentemente de você já ter começado a fazer isso ou não, sempre é tempo enquanto estiver nas suas mãos a tarefa de ensinar. Pronto para começar? Separamos algumas dicas e estratégias que podem ser bastante úteis nesse processo.

Semanda, quinzenada ou mesada

O nome dependerá da idade do seu filho. Para os menores, recomendamos semanadas, pois eles não têm tanta noção de tempo e podem gastar o dinheiro de forma mais rápida. Se quiser uma ideia mais métrica, recomenda-se R$ 2 por ano de idade por semana, de forma que quatro anos significariam oito reais por semana, e assim por diante. Com adolescentes, ficamos com a mesada ou quinzenada, se preferir. Seja claro sobre as datas nas quais o valor será dado, para que o pequeno tenha o entendimento de que só receberá ao fim dessa passagem de tempo.

Estimule a doação e evite desperdícios

Já falamos sobre a importância de ensinar aos pequenos sobre solidariedade e caridade. Afinal, lidar com o dinheiro também é saber quando não devemos acumular ou manter por perto coisas das quais não precisamos, bem como não comprar coisas supérfluas ou desperdiçar constantemente. Mostre que não é correto desperdiçar água, energia elétrica, alimentos etc. Quando entendemos a importância do que temos, cuidamos melhor do que nos rodeia.

Tire tardes para separar roupas e brinquedos que os seus filhos não precisam mais e, se possível, torne isso um hábito que nutram em conjunto e que, posteriormente, ele poderá passar para os seus netos. Essa será uma grande lição para que eles não se tornem egoístas e consumistas demais.

Anotar metas e gastos

Desde cedo, esse é um exercício que estimulará a matemática, a escrita e a sensatez financeira. Deixe que seu filho conheça a organização do dinheiro. Utilize aplicativos como o Mobile ou simplesmente uma caderneta com receitas e despesas.  Você sabe que, quando adulto, isso será infinitamente necessário, tornando-se um aprendizado muito importante para o futuro.

Uma dica é, além de exercitar esta prática com ele, encorajar o seu filho a sempre anotar o que gastou de sua mesada para visualizar no fim do mês quanto ele conseguiu economizar. Ao final, esse é um ótimo estímulo para criação de uma poupança.

Ensine brincando

Banco Imobiliário e Jogo da Vida também ensina sobre investimentos e controle financeiro. É divertido e uma ótima pedida para reunião familiar. Ao brincar com as crianças seguindo as regras do jogo, elas aprenderão que há regras a serem respeitadas e, quando você não as deixa ganhar, também ensinará que a vida é feita de altos e baixos.

A atuação da escola nesta importante lição

A partir de 2020, será obrigatório para as escolas ensinarem aos pequenos Educação Financeira, e este já é um pilar de suma importância para a nossa instituição: Vivendo e Aprendendo. Ensinamos também as lições que caminham junto com o dia a dia, construindo o conhecimento a partir da relação. Aprender sobre dinheiro não é apenas o próprio uso monetário, vai além: ensina protagonismo, responsabilidade e desenvolvimento social.

Já falamos sobre a importância da individualidade e autonomia infantil, com certeza lidar com dinheiro é um enorme aspecto deste tema. O melhor presente que você pode dar aos seus filhos é educação suficiente para que eles mesmos desenvolvam independência e segurança.